A nossa Live

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Feliz 2020!

A equipa da Rádio TugaNet deseja aos seus leitores e ouvintes um fantástico 2020, cheio de realizações pessoas e profissionais. Que nunca falte a saúde, o amor, a paz e a solidariedade!
imagem do pinterest

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Líderes mundiais a gozar de Trump?

O primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, o presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, foram apanhados num vídeo a gozar do seu amigo Donald Trump, durante uma receção no Palácio de Buckingham, na terça-feira.
"Foi por isso que se atrasou?", questiona. Macron anui com a cabeça, ao mesmo tempo que Trudeau responde: "Atrasou-se porque ele demora 40 minutos numa conferência de imprensa".
Tão amigos que eles são!
Veja o video aqui

Os eleitores estão confusos no Reino Unido

Lisa Bremner é uma das muitas eleitoras que não sabem em quem votar. Se em 2014 votou contra a independência da Escócia e, em 2016, pela permanência do Reino Unido na União Europeia este ano as coisas complicaram-se! Agora, se votar no partido nacionalista escocês (SNP na sigla em inglês), Lisa estará a escolher um partido que vai lutar por retirar a Escócia do Reino Unido, se escolher os Conservadores, estará a votar pelo 'Brexit'.
Alex Massie, jornalista, diz que os eleitores escoceses dividem-se em quatro tipos: Os que votaram sim à independência e não ao 'Brexit', os que votaram não à independência e sim ao 'Brexit', os que votaram sim a ambos e os que votaram não a ambos.
Já o o politólogo Michael Keating acrescentou que nenhum desses grupos tem a maioria: "Não há uma maioria em nenhuma das combinações". Ele acha que os Conservadores deverão reunir cerca de 25% dos eleitores, aqueles que votaram 'não' à independência e 'sim' ao Brexit; enquanto o SNP deverá angariar os votos dos cerca de 50% que votaram 'sim' à independência e para ficar na União Europeia. Depois há uma outra parte da população que está indecisa.
Outro jornalista, Alastair Stewart, que moderou o debate, resumia assim a questão: "A maioria das pessoas comuns está confusa com tudo isto, porque lhes fizeram tantas perguntas diferentes. Antigamente a decisão era entre esquerda e direita, comunismo e capitalismo, socialismo e liberal-democracia. Atualmente é entre 'Brexit' e independência. E ninguém fala dos problemas que afetam as pessoas: a saúde, a educação...".
Resumindo: quem esperava que o debate em Edimburgo viesse esclarecer alguma coisa, ficou rigorosamente na mesma!
noticia adaptada do site noticias ao minuto

Boris Johnson pode travar a Huawei no Reino Unido

Boris Johnson falou com o seu amigo Donald Trump e tudo estará encaminhado para declarar um boicote à gigante chinesa Huawei.
Trump achava que a Huawei estava metida em negócios de espionagem e já no ano passado, bloqueou as vendas nos Estados Unidos. Johnson acreditou no amigo e como se costuma dizer, "mais vale prevenir do que remediar" e agora também vai impedir a entrada da empresa no Reino Unido.
Johnson diz: «Não quero que este país [Reino Unido] seja hostil ao investimento estrangeiro. Por outro lado, não podemos prejudicar os nossos interesses vitais em torno da segurança nacional, nem podemos prejudicar a nossa capacidade de cooperação com os nossos parceiros da Five Eyes [aliança entre o Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Canadá]. Esse será o principal critério a influenciar a nossa decisão sobre a Huawei», disse Johnson numa conferência de imprensa em Londres, onde decorreu a cimeira da NATO.
Assim, o Reino Unido poderá juntar-se aos EUA, Austrália e a Nova Zelândia.
noticia inspirada no site executivedigest.sapo.pt

E a canção de natal preferida no Reino Unido é...

Pensam que a musica de natal mais tocada é o Last Christmas? Quiçá All I want for christmas is you? Meus amigos! Estão enganados. Em terras de sua majestade quem manda é a 'Fairytale of New York',  dos Pogues.
A musica foi a mais tocada em 50 rádios e por isso ultrapassou aquelas que vêm tipicamente à nossa lembrança.
Gostam?

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Pinheiros gratuitos!

De forma a "evitar o corte de árvores viáveis e a destruição da floresta em crescimento, durante a quadra natalícia", a Câmara de Paredes de Coura decidiu dar pinheiros para todos.
A câmara recorreu a equipas de sapadores florestais que estão a recolher "pinheiros jovens de dimensão variável em monda feita nas zonas de regeneração natural", eliminando "povoamentos excessivamente densos". E essas árvores estão disponíveis para oferta nas oficinas municipais.
Não perca tempo e garanta já o seu!
Imagem  e noticia adaptada do site JN

Há três pistas de gelo no Porto este natal

O Porto decidiu festejar o natal em grande! Existem três pistas de gelo (duas municipais e uma num centro comercial) para fazer as delicias de miúdos e graúdos. As pistas estão na Praça de Mouzinho de Albuquerque (ou Rotunda da Boavista) e na Praça de D. João I. Podem contar com uma rampa de gelo, carrosséis, pista de carros, comboio, simulador, mini-roda e uma casa do Pai Natal.
Os preços variam entre os 3 e 6 euros, dependendo de quanto tempo querem gastar.
Os horários vão das 10 às 02 da manhã, conforme o recinto.
foto daqui

Mariza recebe prémio em Londres

MarizaNew_Blue02_CMYK_b-cop.jpg

Mariza acaba de receber o prémio de melhor artista de WorldMusic da Europa. A cerimonia decorreu em Londres e premiou o seu álbum chamado "Mariza".
De referir que este álbum esteve no top nacional por nove semanas e já está na tabela há 79 semanas.
Parabéns Mariza!
foto daqui

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Há sete anos que as fábricas no Reino Unido não despediam tantos trabalhadores

Ir para  o Reino Unido e trabalhar numa fábrica não compensa, meus amigos.
Segundo o The Guardian, por causa das oscilações políticas e económicas, as fábricas nunca despediram tantos trabalhadores como nos últimos sete anos.
As fábricas reduziram o ritmo de produção e novos pedidos caíram pelo sétimo mês consecutivo!
Rob Dobson, director da IHS Markit, disse ao The Guardian: “Em Novembro, os fabricantes britânicos estiveram entre a espada e a parede, a incerteza criada por um novo atraso no Brexit foi acompanhada por uma paralisia crescente antes das próximas eleições gerais”.
Mas se pensam que o problema é só em terras de sua majestade, meus amigos, estão enganados! Também na zona euro, a produção declina pelo décimo mês consecutivo, embora haja alguns sinais de melhoria.
noticia adaptada do site

Capital do Natal não agrada

No dia 29 de novembro, o Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras inaugurou a capital do natal. Esperava-se grande decorações, muita animação e a ideia seria criar o ambiente da Lapónia, com uma roda gigante, uma pista de gelo e o Palácio dos Guardiões.
O bilhete de adulto custa pouco mais de 30 euros e dá acesso a vários espaços do recinto.
Só que os visitantes parece que não ficaram lá muito felizes com o que viram. E não foram só os portugueses a reclamar! Nuestros hermanos que vinham de proposito disfrutar de um ambiente natalino, ficaram revoltados com o que viram.

imagem do site: https://sicnoticias.pt/cultura/2019-12-02-Capital-do-Natal-fraude-e-publicidade-enganosa-
E vocês, já foram lá? Gostaram do que viram? Contem tudo!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Uma decoração diferente no Tate Modern em Londres


A famosa galeria londrina tem uma decoração completamente diferente do tradicional, meus amigos! Em vez de renas, pai natal, luzinhas coloridas e estrelinhas a brilhar, Anne Hardy, a artista escolhida para enfeitar a fachada do Tate Modern, optou por um visual mais... alternativo.
Diz a artista que “Este trabalho é uma proposta para pensar a realidade atual de uma forma diferente, manifestando, neste sítio, outras potenciais realidades, que poderiam ser do passado ou do futuro. É um lugar desafiante, mas a maior dádiva é mesmo o facto de [a Tate Britain] ser uma objetivo incrível. Trabalho muito com objetos que encontro e achei que essa era a forma de abordar este — como um objeto encontrado. O que é que ele pode ser que não é neste momento?”.
Bem, se ela achou bonito faixas esfarrapadas, cabos emaranhados e sujidade, quem somos nós para reclamar? É arte!
Noticia adaptada e foto tirada daqui

Neto faz musica para avô com Alzheimer não se esquecer dele

Momento fofo do dia!
Lucas Laypold é um cantor e compositor brasileiro que ficou famoso nas redes sociais depois de ter publicado um vídeo onde ele e o avô cantam uma musica. O que isso tem de especial? Pois bem, nessa musica, Lucas fala sobre o amor que sente pelo avô e pede-lhe para ele não se esquecer. Até porque com o avançar da doença, o senhor já se esqueceu dos familiares distante e fica confuso com os que estão perto.
Veja o vídeo aqui:
https://twitter.com/i/status/1199810246589534213

Reino Unido - quem tem culpa do atentado?



Bom dia amigos da Rádio TugaNet!
Aqui na Inglaterra as coisas estão complicadas! Depois do atentado feito por Usman Khan, as eleições vão centrar-se na segurança. Tudo porque o criminoso tinha sido solto dias antes de cumprir a pena de prisão a que estava condenado.
Boris Johnson acha que tudo foi culpa do partido trabalhista que aprovou uma lei onde os presos seriam libertados caso tivessem bom comportamento. O primeiro-ministro britânico ainda prometeu um pacote de medidas contra o terrorismo, onde se incluem penas mínimas de prisão de 14 anos, o fim da libertação automática para terroristas e outras ofensas graves e o um novo sistema sob o qual os condenados terão de cumprir todos os dias da sentença na prisão. 
Em sua defesa, o líder trabalhista afirmou que aqueles que foram condenados por ofensas de terrorismo “não têm necessariamente” que cumprir a totalidade das penas. “Acho que depende das circunstâncias, depende da sentença, mas depende crucialmente daquilo que fizeram na prisão”, realçando que a prisão também deve ser “um lugar onde reabilitação ocorre”.
E a guerra está armada!
noticia adaptada e imagem tirada do site sol

domingo, 1 de dezembro de 2019

Justin Bieber já teve melhores dias

Justin Bieber, esse ídolo das adolescentes com as hormonas aos pulos, ia lançar um álbum lá pelo natal. Ia mas já não vai... porque amuou. No seu instagram, ele lançou um desafio aos fãs. Se determinado post tivesse 20 milhões de curtidas, o álbum ia sair. Como a meta não foi alcançada, o lançamento fica para o ano.
Temos pena...
Imagem do site observatorio de musica