A nossa Live

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Os eleitores estão confusos no Reino Unido

Lisa Bremner é uma das muitas eleitoras que não sabem em quem votar. Se em 2014 votou contra a independência da Escócia e, em 2016, pela permanência do Reino Unido na União Europeia este ano as coisas complicaram-se! Agora, se votar no partido nacionalista escocês (SNP na sigla em inglês), Lisa estará a escolher um partido que vai lutar por retirar a Escócia do Reino Unido, se escolher os Conservadores, estará a votar pelo 'Brexit'.
Alex Massie, jornalista, diz que os eleitores escoceses dividem-se em quatro tipos: Os que votaram sim à independência e não ao 'Brexit', os que votaram não à independência e sim ao 'Brexit', os que votaram sim a ambos e os que votaram não a ambos.
Já o o politólogo Michael Keating acrescentou que nenhum desses grupos tem a maioria: "Não há uma maioria em nenhuma das combinações". Ele acha que os Conservadores deverão reunir cerca de 25% dos eleitores, aqueles que votaram 'não' à independência e 'sim' ao Brexit; enquanto o SNP deverá angariar os votos dos cerca de 50% que votaram 'sim' à independência e para ficar na União Europeia. Depois há uma outra parte da população que está indecisa.
Outro jornalista, Alastair Stewart, que moderou o debate, resumia assim a questão: "A maioria das pessoas comuns está confusa com tudo isto, porque lhes fizeram tantas perguntas diferentes. Antigamente a decisão era entre esquerda e direita, comunismo e capitalismo, socialismo e liberal-democracia. Atualmente é entre 'Brexit' e independência. E ninguém fala dos problemas que afetam as pessoas: a saúde, a educação...".
Resumindo: quem esperava que o debate em Edimburgo viesse esclarecer alguma coisa, ficou rigorosamente na mesma!
noticia adaptada do site noticias ao minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário