O Turismo de Portugal criou um selo para o sector, que classifica, em inglês, um estabelecimento como sendo “Clean & Safe” (limpo e seguro). Este pode ser requerido, pelos empreendimentos turísticos, empresas de animação turística e agências de viagens “numa altura em que se prepara a retoma do sector”.
Este selo, serve para “distinguir as actividades turísticas que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da covid-19 e de outras eventuais infecções, reforçando, assim, a confiança do turista no destino”.
Com validade de um ano, é opcional, e requer, de acordo com o comunicado emitido, “a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das actividades turísticas”.
Este selo pode ser obtido já a partir desta sexta-feira nas plataformas digitais do Turismo de Portugal, após uma declaração de compromisso, e “estará sempre associado ao número de registo da entidade”.
Segundo este instituto, haverá “auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes” de modo a confirmar que os requisitos são cumpridos, destacando que um dos objectivos principais é “promover Portugal como destino seguro do ponto de vista de cuidados com a propagação do vírus”. A ideia, refere-se, é alargar “brevemente” o universo a outras áreas de actividade.
Noticia adaptada do site publico.pt