A nossa Live

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Em pleno centro de Lisboa há quem ainda não tenha luz em casa

 

foto: atlaslisboa.com/

A Quinta do Ferro é um bairro que fica no centro de Lisboa. Os moradores descrevem-no como “assustador” e “uma miséria”. Neste bairro, há quem viva sem luz e ainda despeje os dejetos na rua como se fazia antigamente.

A agência Lusa foi ao local e viu moradores a despejar dejetos numa fossa, ou mesmo para a rua, uma vez que as suas casas não reúnem as condições básicas de saneamento.

Os moradores sentem-se abandonados e esquecidos, apesar de estarem na freguesia de São Vicente, perto do Bairro da Graça e de Santa Apolónia.

Rosa Gomes, da Associação Amigos da Quinta do Ferro, que junta proprietários e moradores, diz que as “principais dificuldades” sentidas no bairro são a falta de emprego e de uma “habitação condigna”.

“NÃO GOSTO DE VER AS PESSOAS VIVEREM AQUI SEM CASAS DE BANHO, SEM ÁGUA, SEM NENHUMA HIGIENE. ISSO PARA MIM É ASSUSTADOR NO SÉCULO XXI”, vinca.

O desejo de Rosa Gomes é ver a zona “como deve ser”, com um projeto de requalificação aprovado e que seja benéfico para proprietários e moradores.

O vereador do Urbanismo, Ricardo Veludo (Cidadãos por Lisboa), afirma que em 2019 o município transmitiu aos promotores do projeto a sua discordância com alguns pontos, solicitando a melhoria desses aspetos, algo que acabou por não acontecer.

Por isso, os serviços de Urbanismo desenvolveram um projeto de intervenção global, para todo o bairro, que está numa “fase final” e que o vereador espera poder apresentar aos moradores e proprietários ainda este ano, “para tentar resolver de forma adequada os problemas que ali existem”.

Segundo o autarca, o projeto da cooperativa mantinha “a zona mais pobre” da Quinta do Ferro, transformando “só uma parte do bairro”.

“NÃO POSSO CONCORDAR QUE O PROJETO NÃO INCLUA TODO O TERRITÓRIO. TEM DE ABRANGER TODO O TERRITÓRIO DA QUINTA DO FERRO E TEM DE O QUALIFICAR”, considera.

“E TODOS OS PROPRIETÁRIOS TÊM DE TER UM TRATAMENTO IGUAL EM TERMOS DE DIREITOS DE CONSTRUÇÃO, MAS TAMBÉM DE PARTICIPAÇÃO NOS CUSTOS”, acrescenta.

A solução tarda em chegar para os moradores que ambicionam viver em casas com condições dignas, numa zona de Lisboa que consideram ser “um sítio bonito para se viver”.

fonte: LUSA


Faça download da nossa app em:

(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro

(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt