A nossa Live

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Reino Unido: se não houver acordo, não haverá negociações em 2021

 

Piero Di Maria from Pixabay

O porta-voz do primeiro-ministro disse hoje: "Estamos prontos para negociar enquanto houver tempo disponível, se acreditarmos que um acordo continua possível". 

Porém, ficam de parte as negociações no próximo ano.

O negociador-chefe europeu, Michel Barnier, terá dito hoje aos embaixadores dos 27 que as negociações entre UE e Reino Unido continuam hoje mas sem avanços suficientes.

Barnier disse que ainda não há entendimento em relação aos três assuntos mais importantes: concorrência, mecanismo de resolução de litígios e pescas.

Barnier revela que quarta-feira é a data limite para um entendimento. 

Na quinta e sexta-feira, os líderes europeus estarão em Bruxelas para o último Conselho Europeu do ano, que tem o 'Brexi' entre os pontos em agenda.

Ainda hoje, a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vão conversar ao telefone para fazer o ponto da situação das negociações.

Na ausência de um acordo ('no deal'), as relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e a UE passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e com a aplicação de vários controlos alfandegários e regulatórios.


Faça download da nossa app em:

(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro

(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt