A nossa Live

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Covid-19: Morreu primeiro médico em Portugal


foto: informações e serviços Lisboa

O médico de 68 anos, especialista em medicina geral e familiar, terá sido infectado com o novo coronavírus por um colega.
O especialista colaborava com a equipa de gastroenterologia do Hospital Curry Cabral, do mesmo centro hospitalar do S. José (Centro Hospitalar de Lisboa Central), mas não fazia parte dos quadros da instituição. Não teria factores de risco associados, disse uma fonte hospitalar
O falecimento ocorreu na madrugada desta quinta-feira nos cuidados intensivos do Hospital de S. José, em Lisboa, onde estava internado há mais de 40 dias.
É o primeiro caso conhecido de morte com covid-19 neste grupo profissional, um dos mais afectados pelo surto epidémico em Portugal. 
“Por uma infeliz coincidência, este médico perdeu a vida no dia em que celebramos o Dia do Médico. Que honremos todo o seu esforço e dedicação aos doentes continuando todos nós, como profissionais e como sociedade, a enfrentar esta pandemia com responsabilidade, seriedade e com todos os meios necessários ao nosso alcance”, diz Miguel Guimarães, bastonário da ordem dos médicos.