A nossa Live

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Festejos de Santo António cancelados

foto: jornal economico


Por causa da Covid-19, não se realizará, no dia 13, a tradicional procissão de Santo António, nem os casamentos ou as marchas populares.

“Arraiais e desfiles estão proibidos”, disse a Câmara Municipal de Lisboa, visto que “a elevada concentração de pessoas que marca os arraiais populares, vincando a força da sua tradição, é incompatível com a sua realização mesmo num cenário de achatamento da curva de contágio e da diminuição do número de infetados”.

Assim, a Câmara Municipal de Lisboa “apela à compreensão de todos e ao respeito escrupuloso das regras”.

Os Casamentos de Santo António também são cancelados. Esta iniciativa que se iniciou em 1958 como “Noivas de Santo António”, foi interrompida após o 25 de Abril de 1974 e, passado 23 anos, foi retomada pela Câmara de Lisboa em 1997.

As Marchas Populares de Lisboa não vão desfilar na Avenida da Liberdade, para reduzir os riscos de contágio da covid-19 e “atendendo ao desenrolar da atual pandemia e do período de confinamento e distanciamento social ter inviabilizado os ensaios”.

Além de todos estes festejos que se se celebravam na véspera do feriado de Lisboa, a procissão de Santo António, que se realiza no dia 13 de junho, desde o século XVIII, não se vai realizar este ano, devido à pandemia.