A nossa Live

sábado, 13 de junho de 2020

Taylor Swift diz que vilões não merecem estátuas

foto: acesso cultural com br

Taylor Swift usou a sua conta do twitter para fazer um apelo. A cantora acha que não deveriam existir monumentos que “celebrem personalidades racistas que fizeram coisas más”, em particular no seu estado-natal, o Tennessee.

Os alvos principais das criticas, são as estátuas de Edward Carmack e Nathan Bedford. A primeira foi removida à força por manifestantes na semana passada mas isso não resolve o problema.

“O estado do Tennessee prometeu substituí-la. Só para que saibam, [Carmack] era um supremacista branco, editor de um jornal que publicou editoriais pró-linchamento. Recuperar a sua estátua é um desperdício de fundos estaduais e de oportunidade para fazer o que é certo”, escreveu.

“[Já] Nathan Bedford foi um esclavagista brutal e o primeiro grande líder do Ku Klux Klan. Durante a Guerra Civil, massacrou dezenas de soldados negros da União, em Memphis”.

“Derrubar estátuas não irá resolver os séculos de opressão, violência e ódio que os negros tiveram de suportar”, continuou. “Mas é um pequeno passo de forma a garantir que todos os cidadãos do Tennessee se sintam seguros, e não só os brancos. Precisamos mudar o estatuto de pessoas que perpetuaram padrões horriveis de racismo de “herois” para vilões E os vilões não merecem estátuas”.