A nossa Live

terça-feira, 16 de junho de 2020

Detenções por estrangulamento são proibidas nos EUA



O presidente norte-americano Donald Trump, decretou que as detenções da polícia por estrangulamento serão proibidas nos Estados Unidos (exceto quando a vida de um agente estiver em perigo).
“Como parte deste novo processo de credenciamento, os estrangulamentos serão proibidos, exceto se a vida de um agente estiver em risco”, disse Trump.
“Além disso, estamos a analisar novas armas avançadas, poderosas e menos letais para ajudar a evitar interações mortais”, acrescentou o presidente norte-americano.
A medida pretende ser uma forma de dar resposta às manifestações contra o racismo e a violência policial que se multiplicaram pelos Estados Unidos, após a morte de George Floyd, no passado dia 25.
“Esses padrões (para o comportamento da polícia) serão tão elevados e rigorosos quanto for possível”, disse Trump aos jornalistas, minutos antes de assinar a ordem executiva desta medida, na Casa Branca.
A ordem executiva assinada esta terça-feira implica a criação de um banco de dados com o histórico de uso excessivo de força por parte das autoridades.