A nossa Live

sábado, 27 de junho de 2020

Reino Unido: Ministro diz que não é em Portugal que está o risco

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, disse que “não há nenhuma razão” para a aplicação de quarentena no regresso ao Reino Unido: “Estamos, designadamente com o Reino Unido, a evidenciar aquilo que é óbvio: Portugal tem melhores indicadores de saúde pública e melhores indicadores de resposta à pandemia do que o Reino Unido. Por isso, não há nenhuma razão, de acordo com os critérios comparativos, para a existência de qualquer aplicação de regras de quarentena no regresso ao Reino Unido”.

Eduardo Cabrita salientou que “basta comparar os dados sanitários” para verificar que, “manifestamente, não é em Portugal que está o risco”.

Em relação aos outros países que colocaram restrições às entradas de passageiros de voos com origem em Portugal, o ministro da Administração Interna confirma estar em “viva discordância” em relação a essas decisões.

“Sem qualquer fundamento, mantêm práticas discriminatórias que violam aquilo que foi definido nas reuniões” entre os 27 Estados-membros da União Europeia, acrescentou sobre esses países.

Sobre a capa do jornal espanhol El País, que noticiava o “confinamento de três milhões de portugueses”, Eduardo Cabrita salientou que se trata de uma informação falsa.

“Manifestamente, não há três milhões de cidadãos confinados. Estamos a falar de um conjunto de 19 freguesias relativamente às quais existe o dever cívico de recolhimento, o que significa – como sabemos, já passámos todos por essa fase num quadro nacional – um dever de circunscrever as deslocações ao local de trabalho e à aquisição de bens alimentares essenciais”, afirmou.


Faça download da nossa app em:

(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro

(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt