A nossa Live

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O cante levou o Alentejo a Praga e foi aplaudido de pé

Oito modas alentejanas, cantadas sob absoluto silêncio do público, arrancaram palavras como "bravo" e "espectacular". O grupo coral Os Boinas deu esta quinta-feira o pontapé de saída para a 16.ª edição do festival Terras sem Sombra. O evento, que até julho vai passar por 13 concelhos do Alentejo, com dezenas de iniciativas gratuitas, que vão desde concertos de música clássica e erudita, a conferências e visitas guiadas focadas na preservação do património e na promoção da biodiversidade, deu este ano o seu primeiro passo em Praga, capital da República Checa, país que estará em destaque na programação para 2020.
Antes de a República Checa chegar em peso ao Alentejo - já no próximo dia 18 a Igreja Matriz de São Cucufate, em Vila de Frades (Vidigueira), recebe o Tiburtina Ensemble, conjunto feminino checo especializado em canto gregoriano e polifonia medieval - na quinta-feira foi a vez do cante alentejano (classificado património imaterial da Humanidade pela Unesco em 2014) se mostrar em Praga.
Num palco que tem tanto de solene como de histórico - o convento de Santa Inês da Boémia, no estilo gótico, que faz parte da Galeria Nacional de Praga -, o cante foi apresentado ao público checo como "a quintessência da música do Alentejo", pelo espanhol Juan Vela del Campo, diretor artístico do Terras sem Sombra. A responsabilidade de representar o género esteve a cargo de um grupo de cantadores vindo de Ferreira do Alentejo, que cantaram oito modas antes de saírem de palco aplaudidos de pé e com a "sensação de missão cumprida".
"Sentimos que conseguimos trazer o Alentejo até aqui e mostrar o que sabemos fazer. Entre nós, reparamos muito e falamos sobre pormenores que, por vezes, não saem tão bem. Mesmo no ensaio da tarde, notámos algumas imperfeições que durante o concerto foram completamente ultrapassadas. Antes da atuação existia alguma nervosismo, mas hoje já vou dormir melhor porque sinto que demos um passo em frente naquilo que é a nossa qualidade enquanto grupo", diz ao DN o ensaiador Fernando Candeias, 48 anos, admitindo "orgulho" por o grupo estar a Praga "como representante do Alentejo".
noticia adaptada e imagem tirada do site dn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário