A nossa Live

sábado, 4 de janeiro de 2020

O medo do fecho das fronteiras leva migrantes a viagens perigosas

A Grã-Bretanha tem visto o número de migrantes e requerentes de asilo aumentar, porque os  contrabandistas obrigam as pessoas a pagar milhares de dólares antes que as fronteiras fechem.
O cenário é o que já vimos na tv tantas vezes: pessoas que chegam às margens em pequenos barcos.
Em 2019, mais de mil pessoas que chegaram à Grã-Bretanha através do Canal da Mancha. O Guardian calcula que esse número deve estar perto das duas mil pessoas, com mais de 1.800 – incluindo crianças – a cruzar o Canal desde dezembro de 2018.
No ano passado “houve pelo menos quatro fatalidades registadas”, mas “é impossível saber exatamente quantas pessoas podem se ter afogado ao fazer a perigosa travessia” - diz Lucy Moreton, porta-voz e ex-secretária geral do Sindicato dos Serviços de Imigração.
Os contrabandistas têm trabalhado para enviar a mensagem aos migrantes e requerentes de asilo de que as fronteiras da Grã-Bretanha devem “fechar” quando o país sair da União Europeia (UE).
“Essa é uma das coisas que os criminosos estão a dizer às pessoas para incentivá-las a pagar para fazer esse tipo de travessia”, disse Moreton. Os migrantes “estão a ser informados que, após o Brexit, a Grã-Bretanha fechará de alguma forma”.
E pelos vistos a mensagem passou, porque os migrantes e requerentes de asilo tiveram de pagar entre 6.000 libras (cerca de 7.000 euros) e 10.000 libras (11.780 euros) para viajar num pequeno barco.
noticia adaptada e imagem tirada do zap

Sem comentários:

Enviar um comentário