O Dia do Armistício é celebrado a 11 de novembro.
Foi neste dia (o mês número 11 do calendário) de 1918, às 11 horas, que se assinou o acordo de paz entre os Aliados e a Alemanha, num vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, colocando-se oficialmente um ponto final na Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes.
A partir desse 11 de novembro, a data torunou-se um dia de lembrança em homenagem aos soldados e sobreviventes da Grande Guerra.
Por todo o mundo fazem-se dois minutos de silêncio às 11 horas da manhã locais. O primeiro minuto é para homenagear as vítimas da Guerra (cerca de 20 milhões de pessoas entre mortos e inválidos) e o segundo para homenagear os sobreviventes deste conflito mundial.
Portugal participou da Primeira Guerra auxiliando os batalhões britânicos estacionados na Bélgica e também na África, enviando tropas para combater em Angola e Moçambique.
O Dia do Armistício é feriado nacional em França, país onde faleceram cerca de 1,4 milhões de pessoas na Primeira Guerra Mundial. Na Bélgica também se comemora a data como um feriado nacional.
A flor da papoula é o símbolo da data e é usada por muitos na lapela para indicar apreço e apoio a estes heróis nacionais. Esta flor foi a escolhida por representar os campos de Flandres e Picardy, regiões do norte da França e da Bélgica, palco de sangrentas batalhas.
Na Inglaterra, a British Legion, organização beneficente que desde 1921 dá suporte aos soldados e seus familiares, organiza nesta época o Poppy Appeal, uma campanha para levantar fundos para o seu trabalho, através da venda de produtos em que figuram a papoula.
Faça download da nossa app em:
(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro
(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt