Com uma simples análise ao sangue, pode vir a ser detetado mais de 50 tipos de cancro de forma precoce.
O teste que permitirá esse diagnóstico, chama-se Galleri e está a ser desenvolvido pelo Serviço Nacional de Saúde britânico. Até agora 7 mil participantes, com cancros em diferentes fases de desenvolvimento, têm sido testados e os resultados são promissores.
O objetivo será salvar vidas com um diagnóstico rápido e eficaz.
“Este teste promissor pode revolucionar a oncologia, ao ajudar milhares de pessoas a terem um tratamento bem-sucedido”, disse o diretor do Serviço Nacional de Saúde britânico, Simon Stevens, ao The Guardian.
Está previsto que o Galleri seja testado em mais de 165 mil pessoas em Inglaterra a partir de meados do próximo ano. Os voluntários, com idades entre os 50 e os 79 anos, vão ser escolhidos de forma completamente aleatória. 140 mil, a maioria, são pessoas sem sintomas, que têm de fazer uma análise ao sangue todos os anos durante três anos. Os restantes voluntários são escolhidos por médicos como possíveis doentes oncológicos e que, além da análise ao sangue, têm de fazer mais exames.
Todos os anos são cerca de 200 mil novos casos no Reino Unido, muitos deles demasiado tarde..
Nos próximos três anos, a Inglaterra vai recrutar um milhão de pessoas para um estudo mais profundo. A Grail, uma empresa norte-americana já se mostrou interessada e poderá implementar o teste como rotina, até ao final desta década.
Faça download da nossa app em:
(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro
(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt