A nossa Live

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Hoje é o dia Mundial do Hip Hop

 

O Hip Hop, teve início na década de 70. O termo passou a representar uma cultura que depressa se espalhou por todo o mundo.

No bairro do Bronx, em Nova Iorque, aconteciam as chamadas Block-Party, ou seja, as festas de apartamentos, e uma em especial aconteceu no dia 11 de agosto de 1973, na Avenida Sedgwick, 1520, organizada pelo DJ Kool Herc, usando dois gira-discos que encontrou no lixo e utilizando dois discos iguais, isolando a parte instrumental de forma manual criando um loop, o chamado “break”, percebeu que era o ponto máximo da música, onde o pessoal literalmente se jogava no chão para dançar.

Herc, de origem jamaicana, trouxe para os EUA elementos da cultura Sound System de Kingston, como as festas e as poesias faladas em cima de um instrumental para fazer uma denuncia ou protesto político. Assim, os negros, latinos e periféricos encontram uma forma se se expressarem, o Hip Hop, formado por quatro elementos o DJ, Breaking, Graffitti e MC.

O DJ nasceu com Kool Herc, dois gira-discos e mixer, e popularizada por Grand Master Flash e implementado por Grand Wizzard Theodore, a quem é atribuído a criação da técnica do scratch. O MC, ou mestre de cerimônia, nasceu ali na mesma festa, com base nos toast da cultura sound system, ou seja, a conversa, ou canto falado em cima da batida, que por sua vez era criada pelas DJs através da técnica de “back to back” para isolar em loop e o instrumental e fazer o pessoal dançar, tal dança o break, ou breaking, sendo a expressão corporal da cultura.

Por fim o graffiti é a arte plástica pintada nos muros e vagões de comboio, como forma de protesto, criada e difundida no início da década de 1970 com os demais elementos.

O DJ Afrika Bambaataa, fundador da Zulu Nation foi o responsável por identificar e agrupar esses 4 elementos sob o nome de Hip Hop, que passou a ser tratado, de forma natural, como uma cultura, tendo como princípios: organização, compromisso com a quebrada, respeito e o lema de “paz, amor, união e diversão”, o que colocou fim em várias disputas de gangs, trocando armas por disputas de breaking.

Atribuído como o primeiro rap, a poesia “The Revolution Will Nota Né Televised” do poeta e instrumentista de Gil Scott-Heron, porém a música não foi pensada como Hip Hop, e foi a música “Rapper’s Delight”, do grupo Sugarhill Gang, de 1979, que mais deu visibilidade ao rap, e é considerada como o primeiro rap.

O Hip Hop passou por altos e baixos nos anos 90, solidificou-se nos anos 2000 e a partir dos anos 2010 explodiu, sendo o género musical mais ouvido no mundo.


Faça download da nossa app em:

(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro

(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt