O Dia Mundial do Olá celebra-se a 21 de novembro.
O objetivo deste dia, é dizer “olá” a 10 pessoas diferentes, promovendo o contacto entre as pessoas e a paz. Com este dia tenta-se mostrar aos líderes mundiais que os problemas resolvem-se pela comunicação e não pelo uso da força.
Se deixou de falar com alguém, também pode aproveitar para lhe dizer olá e para retomar o contacto nesta data.
Este dia surgiu em 1973 em resposta à guerra Yom Kippur (guerra árabe-israelita), por ação de dois professores universitáriosnorte-americanos (Brian McCormack da Universidade do Arizona e Michael McCormack da Universidade de Harvard). Atualmente é comemorado em mais de 180 países do mundo, podendo-se até enviar cartões digitais online em sites específicos deste Dia do Olá.
Cumprimentar nos vários países:
- Olá. Portugal: tal como a maioria dos países europeus é comum dar um beijo em cada face quando se cumprimenta alguém.
- Szia (Si-ha). Hungria: tanto homens como mulheres cumprimentam-se apertando as mãos, embora um homem deve geralmente esperar que as mulheres estendam a mão.
- привіт (prê-vit). Ucrânia: uma saudação típica envolve três beijos. Comece na bochecha esquerda, em seguida a direita e termine de volta à esquerda.
- здраво (z-dra-vo). Sérvia: são dados três beijos nas bochechas como sinal de respeito e por vezes também se abraça a outra pessoa. Este costume foi herdado dos sérvios de Montenegro e dos russos.
- Hei (e-ei). Finlândia: ao cumprimentar, as partes apertam as mãos firme e brevemente e estabelecem contato visual. Normalmente acompanha-se o aperto de mão com um ligeiro aceno de cabeça, uma vénia maior denotará respeito especial. É comum repetir o seu nome e apelido enquanto aperta as mãos.
- Hej! (e-ie). Dinamarca: seguindo os costumes nórdicos, os dinamarqueses cumprimentam-se com apertos de mão firmes e mantendo o contacto visual com a outra pessoa. Não se deve tratar a pessoa pelo primeiro nome salvo em casos em que se é pedido a fazer. Os abraços são permitidos quando se trata de amigos.
- Hello (e-lou). Reino Unido: o mais natural e para não atormentar ninguém é optar apenas por um aperto de mão.
- Hola (oh-lah). Espanha: assim como em Portugal dão-se dois beijos, um em cada bochecha, começando pela direita. Na maioria das vezes, em vez do beijo, encosta-se apenas o rosto e faz-se o som do beijo.
- Ciao (T-chau). Itália: mantêm-se os dois beijos, um em cada bochecha, tal como nos outros países latinos. O beijo no rosto entre homens familiares e amigos também é comum.
- Hallo (a-lou). Alemanha: neste país o contato físico é geralmente evitado, preferindo-se o eficiente aperto de mão. Os jovens poderão dar abraços, mas não é comum como cumprimento.
Faça download da nossa app em:
(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro
(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt