A nossa Live

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Covid-19: Bolsonaro alvo de queixa por parte dos profissionais de saúde

 

(Brasília – DF, 20/09/2019) Palavras do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Os profissionais da saúde do Brasil apresentaram uma queixa contra o presidente Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia (Países Baixos), devido à forma como lidou com a pandemia.

A queixa, apresentada por um conjunto de 60 sindicatos  e movimentos sociais – a maioria deles de profissionais de saúde, sob a liderança da Rede Sindical UniSaúde – afirma que o presidente brasileiro cometeu crimes contra a humanidade através de “falhas graves e mortais na condução da pandemia de Covid-19”.

“A materialidade dos crimes cometidos”, pode ler-se, “está devidamente confirmada”, considerando que “as ações e omissões do senhor Presidente da República afetam de forma grave a saúde física e mental da população, colocando-a a situação de risco a um vírus de alta letalidade e, com capacidade de disseminação incontrolada com risco de morte ou sequelas irreversíveis“.

Os profissionais acham que o comportamento de Bolsonaro foi “irresponsável” e consideram uma “afronta às orientações das autoridades internacionais de saúde”, colocando milhões expostos ao vírus. 

Bolsonaro já foi alvo de outras quatro queixas no tribunal. Três das quais acusam o presidente brasileiro de crime contra a humanidade devido a atuação durante a crise sanitária. A quarta o denuncia “crimes contra a humanidade e atos que levam ao genocídio de comunidades indígenas e tradicionais” do país.


Faça download da nossa app em:

(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro

(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt