A nossa Live

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Fronteira entre Portugal e Espanha reabriu

foto: 24sapo pt

Os chefes de Estado e de Governo de Portugal reuniram-se hoje para assinalar a reabertura da fronteira, três meses após terem sido encerradas devido à pandemia.

As cerimónias começaram às 09h45 de Portugal (10h45 em Espanha), no Museu Arqueológico situado na Alcáçova de Badajoz, e terminaram cerca de uma hora e meia depois, no Castelo de Elvas, no distrito de Portalegre.

Os hinos português e espanhol foram tocados, na presença do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do rei de Espanha, Felipe VI, do primeiro-ministro português, António Costa, e o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez.

“É uma grande notícia”, disse Pedro Sánchez, referindo que os países “são povos irmãos, que partilham cultura”. 

Espanha agradeceu a Portugal pelo apoio e carinho durante a pandemia e realçou que a relação “cordial” que tinham, ficou mais fortalecida.

António Costa disse que este “é um momento importante porque, nunca na história” as fronteiras foram fechadas. “A Europa de hoje precisa de uma mensagem positiva e de estes dois países que não vêem a abertura das fronteiras como uma ameaça”.

“Esta fronteira ficará para sempre aberta”, disse Costa.

Já Pedro Sánchez salienta o “enorme compromisso por parte dos estados com aquilo que é a saúde pública e a vida dos seus compatriotas”. Mas ainda há um longo caminho a percorrer: “Creio que se esta crise nos deu uma grande lição, foi que que a crise económica tem que ter como objetivo a coesão. A coesão europeia é fundamental”, vincou.

O primeiro-ministro português aponta que o que é “fundamental” é que todos tenham consciência. “Se os portugueses que forem a Espanha, cumprirem as regras em vigor e se os espanhóis que forem a Portugal fizerem o mesmo, esta abertura só tem vantagens”, resume, sublinhando que “vamos continuar a conviver com este vírus e isso implica muita disciplina”.


Faça download da nossa app em:

(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro

(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt