A nossa Live

sábado, 25 de julho de 2020

Covid-19: A primeira vacina não será para todos

 

Quando chegar a primeira vacina de combate à Covid-19, na certeza de que não haverá logo vacina para todos, a pergunta que não quer calar é: quem serão os escolhidos?

Rafael Vilasanjuan, diretor de análise e desenvolvimento do Instituto Global de Saúde de Barcelona (ISGlobal) e membro do conselho de administração da Gavi (aliança global de vacinação), diz que a capacidade global de produção é de 2 mil milhões doses por ano.

Quando a vacina estiver disponível, cada país receberá 20% da dose correspondente à sua população, se aderir à iniciativa Covax da iniciativa internacional (sistema Covax), que visa facilitar o acesso global às respetivas doses antes de agosto.

Cada país deve pagar antecipadamente estes 20% para garantir as doses a que tem direito.

Mas quem serão os primeiros a receber a vacina?
As opiniões divergem mas no geral,, a preferência é dada aos profissionais de saúde.

“É como na logística militar. Temos que garantir que a nossa primeira linha de ataque está protegida e, assim, podem atender os doentes”, compara Vilasanjuan.

E a seguir, os grupos de risco?
Alguns acreditam que é melhor vacinar pessoas com mais de 60 anos ou com patologias anteriores, como diabetes ou problemas cardíacos. Outros apostam nas crianças.

“Tudo vai depender da vacina que fique disponível. Talvez alguns tenham um impacto maior na população do que os idosos ou gerem diferentes tipos de imunidade. As estratégias divergem, de facto”, destaca o especialista.

Uma coisa é certa: a eficácia da vacina não será de 100%.
Marie Elena Bottazzi, co-diretora do Centro de Desenvolvimento de Vacinas da Universidade de Baylor (Estados Unidos), explica que, para uma vacina funcionar e dispensar as estratégias de distanciamento e proteção, deve ser 70% ou 80%.

Não é necessário pensar que, quando a vacina chegar, ela trará a vida normal de volta, porque isso não vai acontecer. “Podemos continuar a ser infetados”, avisa Bottazzi.


Faça download da nossa app em:

(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro

(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt