Cressida Dick, comissária da policia de Londres, pediu desculpas à atleta britânica Bianca Williams, pelo “sofrimento” causado durante uma operação stop que envolveu também o atleta português Ricardo dos Santos.
“O meu agente pediu desculpa à senhora Williams pelo sofrimento que claramente causou e eu digo o mesmo”, disse a comissária, que admitiu “ empatizar com alguém cujo automóvel é parado, tem uma criança no banco de trás e não sabe o que se passa e acaba por se descobrir que não está na posse de quaisquer substâncias ilícitas”.
O atleta do Benfica, dos 400 metros, ia a caminho de casa quando resolveu mudar o trajecto, com a mulher e o filho bebé no carro mas essa decisão acabou numa “perseguição” pela polícia.
No momento em que parou o carro à porta de casa, Ricardo dos Santos e Bianca Williams foram obrigados a sair, num incidente em que o atleta português acusa a polícia de ter tirado os bastões e de o acusar de cheirar a cannabis, antes de o algemar.
Bianca Williams, atleta dos 200 metros, disse que Ricardo dos Santos já foi parado cerca de 15 vezes desde que adquiriu um carro de marca Mercedes.
“É sempre a mesma coisa com o Ricardo. Eles pensam que ele está a conduzir um carro roubado, ou que esteve a fumar cannabis. É discriminação racial. A forma como falaram com o Ricardo, como se ele fosse ralé, tivesse feito alguma coisa má, foi chocante”, disse ao jornal Sunday Times.
A polícia disse que duas análises dos vídeos filmados pela polícia e por Williams concluíram que não houve conduta imprópria por parte dos agentes.
Faça download da nossa app em:
(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro
(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt