A nossa Live

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Dia Mundial da Lavagem das Mãos

 

A 15 de outubro de 2008, foi criado o Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day). Uma campanha educativa pela lavagem das mãos de forma correta, com água e sabão, com o objetivo de diminuir o número de doenças e até mortes causadas por doenças infecciosas.

O objetivo principal é motivar as crianças e escolas, porque elas são as potenciais agentes de mobilização e multiplicação para a formação da cultura de que “As Mãos limpas salvam vidas”.

Diarréia e desidratação são uma das 5 maiores causas de morte em crianças abaixo de 2 anos no mundo. Segundo a UNICEF, cerca de 5.000 crianças morrem de doenças diarreicas (desidratação) e “a metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de se lavar as mãos com sabão, antes do almoço e depois de ir à casa de banho” Os meninos e meninas menores de cinco anos sofrem de doenças diarreicas de maneira desproporcional e mais de 3,5 milhões deles morrem devido a doenças relacionadas com a diarréia e a pneumonia. O simples ato de lavar as mãos com sabão pode reduzir a incidência das taxas de diarréia entre crianças menores de cinco anos a quase 50 %  e as infecciones respiratórias a cerca de 25 5.

No ano passado mais de 120 milhões de crianças, em 70 países dos 5 continentes, foram envolvidas na campanha, por meio de ações diversas, como dramatização, palestras e o ensino da lavagem das mãos propriamente dita. Este ano estima-se que este número aumente, especialmente após a  ocorrência da pandemia do vírus H1N1 que acabou despertando maior conscientização a respeito da importância da higienização.


Faça download da nossa app em:

(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro

(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt