Os consultores científicos do governo britânico, alertaram que mais da metade das pessoas que usam máscaras descartáveis para proteção contra o coronavírus, utilizam várias vezes a mesma sem trocar, enquanto que aqueles que optam por máscaras reutilizáveis não as lavam regularmente.
De acordo com um relatório do Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências do Reino Unido (SAGE), apenas uma em cada oito pessoas lava as máscaras reutilizáveis corretamente, o que corresponde a cerca de 12%, com 34% a usá-las mais de quatro vezes antes de as lavar.
O SAGE admitiu que não há evidências concretas da eficácia da lavagem de máscaras reutilizáveis, mas segundo um documento de 15 de setembro, o coronavírus é «prontamente inativado por água e sabão».
Em relação às máscaras descartáveis, o relatório afirma que aquelas que são deitadas fora no tempo certo também podem representar um risco, sobretudo para quem gere o lixo, contudo o SAGE sugere que uma boa higiene pode evitar efeitos mais negativos.
O relatório do SAGE sublinha a importância do uso de máscaras para combater a Covid-19 . «Na maioria dos ambientes, a duração prolongada do seu uso reduz a transmissão de curta distância para aquelas atividades que requerem interação com outra pessoa».
O grupo acrescenta que não há evidências de que o uso de coberturas faciais «tenha um impacto significativo na respiração normal ou nos níveis de oxigénio, embora existam alguns estudos que sugerem um pequeno efeito durante o seu uso».
Faça download da nossa app em:
(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro
(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt