A nossa Live

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Hoje é o dia Mundial da Visão

 

Existem cerca de 39 milhões de casos de cegueira no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde mas 80% poderiam ser evitados se houvesse um diagnóstico precoce e tratamento adequado. 

Os problemas mais comuns que levam à perda de visão são os chamados erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), que também acabam sendo mais facilmente identificáveis pelos pacientes. Porém, há uma série de problemas de saúde que são considerados “silenciosos”, por não apresentarem sintomas visíveis, como desde retinopatia diabética, glaucoma, toxoplasmose ocular, catarata, degeneração macular da idade, descolamento de retina, entre outros.

Recomenda-se que as pessoas até aos 40 anos e sem nenhuma patologia (erros de refração ou outras doenças), vão ao médico de dois em dois anos. Para quem já utiliza óculos ou lentes, tem mais de 40 anos e histórico familiar de diabetes ou glaucoma, a consulta deve ser anual, em função dos fatores de risco à saúde da visão.   

Estatísticas das doenças oculares

MUNDO

  • Principais causas: erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo), 42%; catarata (33%); glaucoma (2%).
  • São 39 milhões de pessoas cegas, sendo que em 80% dos casos, a perda de visão poderia ser evitada com diagnóstico precoce e tratamento. Erros de refração e catarata são causas de cegueira reversíveis. Glaucoma e retinopatia diabéticas são irreversíveis.  
  • A cada 5 segundos, uma pessoa perde a visão;

Faça download da nossa app em:

(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro

(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt