O Dia das Bruxas, ou Halloween, é comemorado todos os anos no dia 31 de outubro.
Neste dia, crianças e adultos mascaram-se com visuais assustadores e percorrem as ruas em grupo, batendo de porta em porta a pedir guloseimas às pessoas.
Quando a porta abre devem dizer “doçura ou diabrura?”. Se as pessoas não lhes derem doces ou guloseimas, as crianças têm permissão para fazer uma travessura.
Como começou esta festa?
O Dia das Bruxas é uma celebração pagã, que surgiu há mais de dois mil anos. Teve origem no povo celta, que festejava no seu calendário o fim do verão, o início do Ano Novo e as boas colheitas do ano. A comemoração original chamava-se Samhain, que significa “fim de verão”.
Anos depois, no Reino Unido, a data passou a marcar o Dia de Todos os Santos, daí ter surgido o nome Halloween, pois este resulta da junção dos termos hallow, que significa “santo”, e eve, que significa “véspera”
Com o passar do tempo, os romanos adotaram a festa e a igreja católica criou o Dia de Todos os Santos, no dia 1° de novembro, sugerindo a troca da celebração de todas as almas pela homenagem aos santos cristãos. Assim, o nome Halloween também surgiu nessa época. A data foi nomeada num tipo de inglês arcaico All-hallows, que significa all saint’s day (dia de todos os santos).
Quando os imigrantes irlandeses levaram o costume celta para a América, a data passou a integrar o calendário popular de festejos.
Em Portugal também se celebra o Halloween, sobretudo pelas crianças e jovens, que saem às ruas para fazer travessuras.
Faça download da nossa app em:
(Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=tuganet.virtues.ag.appradio.pro
(Apple)
https://apps.apple.com/us/app/r%C3%A1dio-tuganet/id1478414062?l=pt