A nossa Live

quinta-feira, 7 de maio de 2020

100 ventiladores já foram produzidos em Matosinhos

naom_5e830522c5c87.jpg

O Ventilador Atena está a ser produzido pelo CEiiA – Centro de Engenharia para o Desenvolvimento de Produto, em Matosinhos. 
Esta 1.ª fase, refere o Ministério da Ciência e do Ensino Superior em comunicado, “incluiu a produção de 100 unidades”, tendo sido “concluídas com sucesso duas rondas de ensaios pré-clínicos”, pode ler-se.
Trata-se de uma parceria entre o CEiiA e a Escola de Medicina da Universidade do Minho, em estreita colaboração com instituições médicas, a indústria e especialistas de diversas áreas, incluindo intensivistas, pneumologistas, anestesistas e internistas de hospitais públicos e privados.
O projeto reuniu “uma rede inédita de mecenas privados” que reuniram mais de 1,2 milhões de euros e um sistema inédito de “crowdfunding”, lançado através da Fundação Gulbenkian e da RTP, que reuniu mais de 96 mil dadores individuais. Incluiu também um apoio reembolsável pela ANI de 2,6 milhões de euros.
A segunda fase do projeto, conta com a produção de mais 400 unidades de ventilação e a internacionalização do projeto. Está ainda prevista a conceção e desenvolvimento de uma segunda versão do ventilador, cujo protótipo funcional deverá estar pronto até final de maio com 200 unidades produzidas até final de setembro.
Noticia adaptada do site noticias ao minuto