A nossa Live

terça-feira, 5 de maio de 2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa

pessoa.jpg
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) escolheu este dia, como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Para convencer os senhores de lá, a proposta inicial dizia: "o português é a linguagem de nove estados-membros da UNESCO, que é a língua oficial em três organizações continentais e da Conferência Geral da UNESCO e é falada por mais de 265 milhões de pessoas, sendo uma das mais faladas no hemisfério norte".

A organização concordou e disse: "A UNESCO decide proclamar o dia 5 de maio de cada ano com o Dia Mundial da Língua Portuguesa" e encoraja "os Estados membros, especialmente na CPLP, e outros acionistas, a participarem no evento de uma maneira que cada um considere mais apropriado e sem implicações financeiras para o orçamento regular da UNESCO".

Este dia é celebrado com o lançamento de um concurso literário internacional para estudantes de língua e literatura portuguesas espalhados pelo mundo.

Os “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, iniciativa do Camões Instituto, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL) desafia os alunos de português a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.

Os trabalhos, individuais, a entregar até 30 de Janeiro do próximo ano, vão ser avaliados por um júri composto por cinco elementos e os vencedores serão conhecidos a 5 de Maio de 2021, data em que se assinala pela segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
“Este incentivo à criação em língua portuguesa junto dos jovens que estudam em português em 76 países, em cinco continentes, visa não só estimular competências linguísticas, mas apoiar o diálogo e o encontro entre culturas, reforçando, assim, duas dimensões fundamentais da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa: a afirmação do Português como uma língua de comunicação internacional e como uma língua plural, de pontes e de encontros”, salienta o presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, citado neste comunicado.


Noticia adaptada do site publico.pt