Hoje é o Dia Internacional dos Museus. Este ano, o tema escolhido foi: “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão“, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais.
Além das comemorações, a data marca a reabertura destes espaços culturais, fechados por causa da Covid-19.
No Centro Cultural de Belém, o dia será celebrado com a reabertura parcial do museu. Haverá exposições em horário reduzido e serão implementadas novas medidas de segurança e higiene.
A Garagem Sul do CCB reabre com a exposição O Mar É A Nossa Terra, com entrada livre. Esta secção do museu passará a incorporar um guia explicativo em áudio, acessível através do telemóvel. Durante os restantes dias da semana, a exposição estará disponível para ouvir entre as 10h e as 17h.
O Museu Coleção Berardo, o Jardim das Oliveiras, a Praça CCB, a instalação do Jardim Vertical no Caminho Pedonal e a Receção e Sala da Leitura do Centro de Congressos e Reuniões, também abrirão portas.
O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – para comemorar o Dia Internacional dos Museus, lança o projeto intitulado Nyege Nyege: Uma Nova Esperança.
Nyege Nyege é um projeto criado por dois europeus, Arlen Dilsizian e Derek Debr, em Kampala, no Uganda. Este inclui uma residência artística, estudos comunitários e duas editoras discográficas. Além disso, organiza um festival de quatro dias descrito pela entidade como a representação de “diversão e curiosidade e desafiar fronteiras, sempre com um sentido de inclusividade e um convite à surpresa”.
Museus do Norte com entrada grátis
Para assinalar a data, todos os museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte irão ter entrada gratuita durante o dia 18 de maio.
A Direção Regional de Cultura do Norte refere que o dia será celebrado “através de diversas iniciativas online, mas também convidando os visitantes a regressar aos museus”. Além disso, o primeiro visitante de cada museu será presenteado com uma oferta de boas-vindas.
A exposição Um Mundo de Máscaras será inaugurada no Museu da Farmácia, em parceria com outros quatro museus: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu da Marioneta, Museu do Oriente e Museu Nacional de Etnologia.
O curador do Museu da Farmácia, Gonçalo Magano, explica o objetivo da exposição em comunicado. “Com a exposição [Um Mundo de Máscaras], pretendemos promover uma ponte entre o presente e o passado, revelando um mundo de histórias dentro de um objeto, que se torna rosto da diversidade de museus e coleções em Portugal”. A secretária geral de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, é embaixadora da exposição.
Esta é uma exposição online temporária constituída por mais de 30 máscaras de múltiplas culturas, que pertencem aos cinco museus. A galeria de imagens inclui textos e vídeos que retratam o seu interesse e significado histórico.
Noticia adaptada do site espalhafactos imagem do site estrategizando.pt