A nossa Live

quinta-feira, 7 de maio de 2020

A Biblioteca Nacional de Portugal reabre hoje!

book-933088_640.jpg

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) vai reabrir hoje, a 7 de maio e foi adaptada para que os leitores possam estar em segurança. A diretora, Maria Inês Cordeiro, disse que houve uma "revisão do plano de contingência" para cumprir as recomendações da DGS.
Assim, o uso de máscara será obrigatório e os leitores terão de desinfetar as mãos à entrada e à saída, sendo aconselhada a utilização de luvas descartáveis para o manuseamento dos livros que serão disponibilizados gratuitamente pela biblioteca. "Não sendo obrigatórias, as luvas permitem um manuseamento mais seguro. Estamos a falar de 5 mil livros de livre acesso só na sala de leitura geral", explica a responsável.
As salas terão todas lotações reduzidas. A de leitura geral, por exemplo, passa de 240 para 96 lugares, num espaço de quase mil metros quadrados. Na sala dos reservados, os 36 lugares existentes ficam limitados a 9, enquanto a dos microfilmes, já de si pequena, não poderá acolher mais de quatro pessoas de cada vez.
As fotocópias passam a ser mediadas por um funcionário — costumam ser self-service —, a sala dos cacifos, junto à entrada da BNP, só poderá ter três pessoas no interior e cada elevador transportar apenas uma. Nos gabinetes de investigação só haverá uma pessoa a trabalhar, e não duas, como estava previsto. Em relação aos funcionários, à volta de 170, "todos irão ficar com horário reduzido, isto é, em jornada contínua", para não coincidirem com as horas de ponta.
Concertos, lançamentos, congressos, visitas guiadas ou de estudo, estão suspensas.
Noticia adaptada do site expresso.pt