A nossa Live

sábado, 23 de maio de 2020

Nuno Santos faz “Volta a Portugal em violino”

nuno-santos-violino.jpg

 

Nuno Santos, 39 anos e natural de Alcobaça, contou que ficou sem “agenda e sem concertos” por causa da covid-19 e está a aproveitar a fase de desconfinamento “para explorar um pouco mais o país”.

O músico Nuno Santos está a fazer uma volta a Portugal em bicicleta e com um violino às costas que toca nos locais mais improváveis, um projeto que idealizou depois ficar sem concertos por causa da pandemia.

“Estou neste momento a atravessar o país com o meu violino, estou a fazê-lo de bicicleta e o objetivo deste projeto é promover o álbum ‘Fado Improvável’ que lancei a 07 de março, mesmo antes da pandemia, que foi um azar”, afirmou à agência Lusa.

Antes de tudo ser cancelado, tinha oito concertos planeados, bem como alguns eventos privados. Para junho e julho tinha prevista uma expedição para escalar uma montanha no Paquistão.

“Ficou tudo em ‘stand-by’, à espera de melhores dias. Mas vi aqui uma oportunidade para fazer o que gosto, a viagem de bicicleta também não está a sair muito cara e as pessoas têm sido muito generosas”, contou.

Segue por estes dias a Estrada Nacional 2 (EN2) que o levará até ao Algarve e vai parando nas aldeias, vilas, cidades, montanhas ou rios.

O músico tem partilhado vídeos com as etapas da sua viagem, como este em baixo, que retrata a segunda etapa, entre a Praia de Mira e o Porto.

“Surgem por vezes situações caricatas, conhecem-se as pessoas e isto acaba por despertar alguma curiosidade sobre o meu trabalho e aquilo que eu faço”, referiu.

No seu último álbum faz “uma abordagem instrumental ao fado com o violino”.

O violino é precisamente o seu companheiro de viagem e, com este projeto, perspetiva fazer cerca de 1.600 quilómetros em 20 dias. Pelo caminho vai ficando em casa de familiares, amigos ou em pensões e vai fazendo contactos institucionais, como foi o caso da ida à Câmara de Vila Real.

“É um projeto que já tem alguns anos e em que o conceito é tocar violino nas maiores montanhas no mundo e a surfar as maiores ondas do mundo”, explicou.

Nuno Santos não sabe quando vai retomar a sua atividade.

“É um dia de cada vez, navega-se à vista. Enquanto músico, os tempos não estão fáceis, eu e todos os músicos enfrentamos tempos difíceis sem agendamento de concertos, sem oportunidade de fazermos o nosso trabalho. É esperar por melhores dias e, no entretanto, fazermos outros projetos como estou a fazer agora”, salientou.

Noticia adaptada do site regiaodeleiria