A nossa Live

domingo, 3 de maio de 2020

Dia da Mãe

mae2.jpg
Na Grécia antiga, as celebrações do Dia da Mãe eram feitas em honra da deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe de todos os deuses. Coincidia com o início da Primavera.
Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cibele, a mãe dos deuses romanos. O dia dedicado a esta deusa foi criado cerca de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Mais recentemente... o papel de Julia Ward Howe na história do Dia da Mãe

Quando a mãe morreu, Anna Jarvis começou a chamar a atenção das pessoas para a importância de um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, conseguiu celebrar o primeiro Dia da Mãe.

Nesse dia, Anna Jarvis enviou à igreja onde estava a ser feitas as comemorações 500 cravos brancos. Estas flores deviam ser usadas por todos e simbolizavam todas as coisas boas da maternidade.

O objectivo deste dia é dar mais atenção à importância das mães, pensar nelas, conversar, oferecer presentes e descobrir novas maneiras de lhes dar felicidade!

Em 1911, o Dia da Mãe foi celebrado em praticamente todos os Estados Unidos da América e, em 1914, o presidente declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, ou seja, o dia de Nossa Senhora como mãe. Por isso foi escolhido este dia.
Atualmente, em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no 1º Domingo de Maio!


Noticia adaptada do site mulherportuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário