A nossa Live

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Lisboa aumenta espaço para peões

lisbon-4379656_640.jpg

A Câmara de Lisboa, aprovou esta quinta-feira a criação de um grupo de trabalho para intervir no espaço público de modo a facilitar a mobilidade pedonal. O grupo chama-se “A Rua é Sua”, ficando com o nome e as ideias da iniciativa que, ao longo de 2019, fechou mensalmente a Avenida da Liberdade ao trânsito automóvel. A intenção é que entre a idealização e a concretização de um projecto não decorram mais do que de 10 dias.

“O nosso objectivo é levar isto a toda a cidade”, diz o vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar, adiantando que “já várias juntas de freguesia se chegaram à frente” com propostas. As intervenções podem ser mais ou menos ambiciosas. Pode ser “fechar uma rua aos carros aos domingos”, exemplifica o vereador, ou pode ser mesmo “a pedonalização de uma rua ou impasse”.

A autarquia propõe-se a “recorrer ao Urbanismo táctico”, em que “uma pintura e uns vasos de flores” transformam um espaço, diz Miguel Gaspar. Há seis anos, quando o programa Uma Praça em Cada Bairro foi lançado, a ideia também era usar materiais simples e de baixo custo para garantir resultados rápidos. 

O grupo de trabalho agora aprovado, que deve começar a trabalhar imediatamente, terá técnicos municipais das áreas da Mobilidade, do Urbanismo, do Comércio e da Cultura, porque a câmara quer aliar as intervenções no espaço público à arte urbana e ao comércio local.

De acordo com o diploma, que ainda tem de ser aprovado pela assembleia municipal, os serviços de Mobilidade terão cinco dias para se pronunciar sobre pedidos de alargamento de esplanadas para lugares de estacionamento. As juntas de freguesia continuam a ter de dar parecer obrigatório.

Noticia adaptada do site publico.pt